NOSSO ESPORTE

O tênis em cadeira de rodas foi criado em 1976, nos Estados Unidos, por Jeff Minnenbraker e Brad Parks. Eles construíram as primeiras cadeiras adaptadas para o jogo e difundiram em seu país. Em 1977 teve o primeiro torneio pioneiro, em Griffith Park, na Califórnia. O primeiro campeonato nacional nos EUA aconteceu em 1980. Oito anos depois, foi fundada a Federação Internacional de Tênis em Cadeira de Rodas (IWTF).

Em 1988, a modalidade foi exibida nos Jogos Paraolímpicos de Seul. Em 1991, a entidade foi incorporada à Federação Internacional de Tênis (ITF), que hoje é a responsável pela administração, regras e desenvolvimento do esporte em nível global. Barcelona (1992), foi o marco para o tênis em cadeira de rodas, pois passou a valer medalhas. Desde então homens e mulheres disputam medalhas nas quadras em duplas ou individual.

O primeiro tenista brasileiro em cadeira de rodas foi José Carlos Morais, em 1985. José Carlos conheceu o esporte quando foi à Inglaterra competir pela seleção nacional de Basquete em Cadeira de Rodas. O Brasil estreou nos Jogos Paraolímpicos, em Atlanta (1996), com Morais novamente como pioneiro e Francisco Reis Junior. Na Paraolimpíadas de Atenas (2004), Mauricio Pommê e Carlos Santos, o Jordan, representaram o país.

O único requisito para que uma pessoa possa competir em cadeira de rodas é ter sido medicamente diagnosticada uma deficiência relacionada com a locomoção, em outras palavras, deve ter total ou substancial perda funcional de uma ou mais partes extremas do corpo. Se como resultado dessa limitação funcional a pessoa for incapaz de participar de competições de tênis convencionais (para pessoas sem deficiência física), deslocando-se na quadra com velocidade adequada, estará credenciada para participar dos torneios de tênis para cadeirantes.

Boas Vindas

Aos Atletas, Entusiastas e Admiradores do Esporte,

Damos as boas vindas a todos, neste que é um espaço criado e dedicado ao Tenis em Cadeira de Rodas.
Nosso objetivo é não somente a troca de informações já realizada através dos Grupos Web TCRPRO e TCRBR, mas principalmente, criar um ponto centralizado, de fácil acesso, descontraido e principalmente amigável para reunir informações exclusivamente a respeito de "nosso esporte" e de interesse comum.

Um Grande Abraço a Todos,
Equipe TCR Brasil,


domingo, 6 de fevereiro de 2011

Masters Cup 2011


No próximo final de semana Brasília vai receber os melhores jogadores de tênis em cadeira de rodas do Brasil. A capital sediará a Masters Cup 2011, evento que reúne os 08 melhores na chave masculina e as 04 melhores na chave feminina. Vários destes jogadores com importantes posições no ranking internacional, como Carlos Jordan e Daniel Rodrigues, respectivamente nº 23 e nº 45 do mundo.
Carlos mora e treina em Brasília, é o atual nº 1 do ranking brasileiro e grande favorito para a conquista do título da Masters no masculino. No feminino as favoritas são Rejane Cândida e Natalia Mayara atuais nº 1 e 2 do ranking brasileiro. Ambas, Rejane e Natalia são de Brasília e prometem uma boa disputa durante a competição. Os jogos serão realizados na Vila do Tênis nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, a partir das 09 h.

Jogam a chave masculina:
Carlos Jordan (DF), Daniel Rodrigues (MG), Mauricio Pomme (SP), Rafael Medeiros (MG), Fabio Padilla (DF), Christophe Royet (MG), Marcos Vasconcelos (SP) e Zilmar Pires (SP).

Jogam a chave feminina:
Rejane Cândida (DF), Natalia Mayara (DF), Graciele de Paula (MG) e Alessandra Lopes (MG).

Após alguns anos, a Masters volta em um momento muito bom do tênis em cadeira de rodas brasileiro. Em 2010 o Brasil alcançou seu melhor resultado em Mundiais, terminando a competição masculina em 9º lugar. Carlos e Rejane alcançaram o melhor ranking internacional na história da modalidade no mundo, Carlos chegou à posição de nº 22 e Rejane de nº 42. “O tênis em cadeira de rodas do Brasil merece um evento desta grandeza, nossos jogadores estão com um bom nível técnico. Esperamos ver excelentes jogos nesses três dias de competição”, avalia o coordenador da modalidade, Wanderson Cavalcante.
O evento é patrocinado e realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, e conta com o apoio do Comitê Paraolímpico Brasileiro e Vila do Tênis/CETEFE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário